I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de março, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Positivo (UP) recebem profissionais de todo o país e do exterior no I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior. O evento acontecerá no campus da UP e é voltado para pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública e privada e demais agentes da educação básica e superior.

No dia 27, das 14h às 17h30, estarei na mesa-redonda “Formação do professor na cultura digital” juntamente com as professoras Drª Núria Pons Vilardell Camas – UFPR e Drª Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau – PUC/PR.

Mais informações: http://www.up.edu.br/seminarioprofessor/programacao

mesa ufpr

 

Marcado com:
Publicado em Seminários

Oficina: redes sociais no ensino superior

A Oficina foi realizada na manhã do dia 27 de fevereiro de 2015 no auditório do Departamento de Comunicação e contou com a participação de 25 professores e 2 alunos de pós-graduação da UFPR.

Foram apresentadas possibilidades concretas de atividades de ensino nas redes sociais e plataformas digitais, com foco principal na plataforma Edmodo, com diversas ferramentas específicas para a educação. Coerente com a temática da Oficina, todos os participantes estavam logados em um grupo no Edmodo criado especialmente para o evento e diversas atividades foram desenvolvidas em tempo real e de forma interativa no computador, tablet ou smartphone. A intenção é que a interação e troca de experiências deste grupo entre si e com a professora ministrante durante o ano.

oficina UFPR

 

http://copeforufpr.blogspot.com.br/2015/03/veja-como-foi-oficina-de-redes-sociais.html

Marcado com: , ,
Publicado em workshops e afins

CULTURA DIGITAL E REDES SOCIAIS: Incerteza e ousadia na formação de professores

defesa tese Esta pesquisa de Doutorado, intitulada “Cultura Digital e Redes Sociais: Incerteza e Ousadia na Formação de Professores”, está inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCDB. O crescimento exponencial da internet e as rápidas transformações tecnológicas possibilitaram o surgimento de ferramentas e plataformas de redes sociais favorecendo a interação em ambientes virtuais. As redes sociais digitais surgem como proposta de espaço de construção colaborativa, formação, relacionamentos e nós. A presença online de professores caracteriza esses espaços de educação que transcendem as paredes das instituições, formando espaços informais que conectam redes diversas ampliando seus limites. Esta pesquisa analisa a cultura digital estabelecida entre os professores em formação nas redes sociais digitais tendo como foco o Facebook. Busca também analisar o perfil dos professores participantes da pesquisa e identificar suas concepções sobre a participação nas redes e nos grupos. Esta pesquisa
fundamenta-se na teoria do conectivismo para explicar os nós e as ligações em rede entre os professores participantes da pesquisa. A pesquisa é qualitativa e a abordagem metodológica escolhida é a etnografia virtual. Como contexto para o desenvolvimento dessa investigação, consideraram-se dois grupos dentro da rede social Facebook: o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (GETED) e o grupo A Cultura Digital e Formação de Professores. Como sujeitos da pesquisa foram considerados professores em atividade. Desse modo, para desencadeamento das interpretações, partiu-se de registros lançados no mural dos grupos e de depoimentos solicitados pela pesquisadora, observações e um questionário. Os resultados da pesquisa indicam que a participação nos grupos nas redes está vinculada à formação continuada com características de colaboração, partilha, diálogo e amizade, isso evidencia cultura digital. Como resultado também se destaca que a experiência nos grupos favorece interações e, consequentemente, uma formação continuada.

Defesa

Marcado com: , , , ,
Publicado em Geral

Português do Brasil para Canadenses

2013-05-13 08.47.12Gosto de tudo o que faço. Mas nada me surpreendeu mais ultimamente do que dar aula de português do Brasil para o grupo de Canadenses.

Entre as atividade de aprendizagem tivemos: a sala de aula com a utilização de música e vídeos, situações reais em um supermercado, rodízio de pizza e churrascaria, cinema com filmes relacionados a história e cultura do Brasil e convivência familiar.

2013-05-29 17.20.36

 

 

Marcado com: ,
Publicado em Educação

Workshop UFPR

Acabo de voltar da bela cidade de Curitiba onde ministrei o workshop “Redes Sociais Digitais na Educação”.

Apresentar, discutir, refletir em conjunto e depois partir para prática sobre o assunto em que estou imersa diariamente nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico é imensamente prazeroso. Tão bacana quanto é encontrar, reencontrar e desvirtualizar amigos que tenho na rede e poder trocar experiências pessoalmente.

IMG_1217
IMG_1213

Marcado com:
Publicado em Cursos, workshops e afins

Workshop: Redes Sociais Digitais na Educação

workshop ifpr

 

No próximo sábado, dia 04 de maio, ministrarei o workshop Redes Sociais Digitais na Educação, no evento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no evento II Workshop Novas Tecnologias aplicadas a educação.

Junto comigo, outras feras da Educação estarão ministrando suas oficinas. Confira a programação:

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=515&tit=II-Workshop-de-Novas-Tecnologias-aplicadas-a-Educacao-

Saiba mais também no blog da Renata Aquino: http://pesquisaeducacao.wordpress.com/

 

Publicado em Geral